quarta-feira, janeiro 28, 2004

Definições

Sem saudosismos. Não consigo evitar lembrar-me de coisas antigas. Não tenho poder sobre a mente. A propósito não sei de quê, lembrei-me de um antigo colega meu embarcadiço. A sua filha, na época com 10 anos de idade perguntou-lhe:
- Pai o que é um embarcadiço?
Sempre gostei de definições. Daquelas que a gente enuncia e sabe-se do que se está a falar. Óbvias. Sem ser necessário ter de se fazer um debate público para os grandes cérebros explicarem o que é que se queria dizer quando se disse.
- Filha, quando reparares numa pessoa que na sua caminhada pára em todas as montras e que sempre que passa uma senhora ele se vira para lhe olhar para o rabo, então esse senhor é um embarcadiço.
Eu não sou embarcadiço desde 1980. Raramente paro para olhar para as montras.

segunda-feira, janeiro 26, 2004

Miklos Féher

Miklos Féher morreu, ontem, em campo. Depois de sorrir. Acho que hoje quase todos os blogs falam no tema. Eu também chorei a sua morte. Como benfiquista, como desportista e como ser humano. Não tenho estrutrura para continuar a ler ou ouvir mais nada sobre o que aconteceu. Este é o meu minuto de silêncio!

sábado, janeiro 24, 2004

Eternas Ondas

Quanto tempo temos antes de voltarem
Aquelas ondas
Que vieram como gotas em silêncio
Tão furioso
Derrubando homens entre outros animais
Devastando a sede desses matagais
Devorando árvores, pensamentos
Seguindo a linha
Do que foi escrito pelo mesmo lábio
Tão furioso
E se teu amigo vento não te procurar
É porque multidões ele foi arrastar.

Zé Ramalho in Encontros II com Elba Ramalho

sexta-feira, janeiro 23, 2004

Durão e Schwarzenegger

Hoje é dia de greve na função pública. Mais uma greve na função pública, portanto, mais uma greve em Portugal. Se a greve fosse banalizada, isto é, se sempre que os trabalhadores de Portugal tivessem razões contra esta governação decidissem fazer greve, este País teria 365 dias de greve por ano. Ou mais, já que este ano é bissesto. Eu tenho feito muitas amizades no Brasil através dos programas de chat da Internet. Sempre que um desses amigos ou amigas me fala da desgovernação do seu país, salta-me à face um sorriso meio amarelo. Com uma dimensão superior à Europa e 170 milhões de habitantes é uma nau grande demais para ser bem comandada. E fico a pensar que só o Estado de S. Paulo tem 35 milhões de habitantes e que a cidade tem mais de 12 milhões. Quero dizer na minha, que os governantes portugueses nem para presidente da câmara (perfeito, como dizem os meus amigos lá no Brasil) de S. Paulo serviriam, quanto mais para governar um País como o Brasil. Ah amigos brasileiros e falam vocês mal dos vossos governantes! Não me façam rir. Não querem exportá-los para cá e levar de cá os que nós temos? Que grande favor nos fariam.
A Califórnia nos EUA tem mais de 34 milhões de habitantes. Têm um terrirorio mais de 2 vezes superior ao de Portugal. Tem como governador o sr. Arnold Shwarzeneger. Sr. Dr. Durão Barroso, não quererá o senhor dedicar-se ao cinema?

quinta-feira, janeiro 22, 2004

Não sei se estou chateado se feliz

Hoje acordei com sono. Raramente acordo com sono. Se tenho sono, normalmente não acordo. Se acordo, normalmente é porque não tenho mais sono. Mas hoje acordei e ainda tinha sono. Deveria ter ficado a dormir? Fiz essa pergunta a mim próprio desde que me levantei até que saí de casa. Estava a escovar os dentes, pousei o cotovelo sobre a bancada da bacia e com o som da água a correr adormeci. Devo ter acordado algumas décimas de segundo depois sem saber porque estaria de escova de dentes na mão e ajoelhado em frente à bacia. A fazer a barba cortei-me. Ou estava distraído ou também adormeci a fazer a barba. Ainda pensei voltar a deitar-me, mas se eu já tinha acordado para quê ir para a cama de novo? Para dormir? Então porque me levantei? Quando saí de casa deparei que tinha um pneu vazio. Bolas! Um furo. Porque não fiquei na cama? Mas podia ser pior. O meu carro tem quatro rodas (cinco, mas a última é a que safa o furo numa das outras). Imaginem se eu tivesse 4 furos? Podia ser pior. Isso deu-me ânimo. Afinal porque ficar chateado se era apenas uma roda que eu teria de trocar? Entrei no carro e mal coloquei a chave na ignição o computador de bordo avisou-me "Luz de travagem direita com avaria". Mais uma? Não bastava o furo? Depois pensei... podia ser pior... afinal este carro tem mais de uma duzia de luzes ou duas duzias mesmo. Amanhã vou trocá-la. Não costumo deixar para amanhã o que posso fazer hoje. Só que hoje eu não podia ter ido trocar a luz, por isso fica mesmo para amanhã. O meu computador avariou anteontem. Hoje o disco foi para a IBM para ver qual é a avaria. O disco ainda está em garantia, por isso foi para arranjo. Se nao estivesse eu teria mandado colocar um novo de imediato. Deverá ficar por lá um mês. Depois vão dizer-me que não tem conserto e vão dar-me um novo. Entretanto vai lá ficar um mês em repouso. Aqui não sei se poderia ser pior. Resta-me a satisfação de que haja o que houver não vou pagar, porque está na garantia. (Outro dia escrevo aqui quanto é que os gajos me levaram. Vão dizer que a culpa foi minha. Talvez eu não devesse ter usado o disco não acham? Assim ele não avariava e se avariasse eu não teria a culpa, com certeza, porque não o tinha usado). Ontem cai do sofá. Tenho uma dor na zona renal que nem me aguento. Pelo menos não parti uma perna. Sejamos optimistas. Essa dor vai passar mais hora, menos hora. Podia ser pior. Hoje mesmo tive conhecimento que a mulher de um amigo meu lhe pôs os cornos e fugiu com um ukraniano para Espanha. Pois é podia ser pior mesmo! Daqui a pouco vou-me deitar. Ainda estou com sono.

quinta-feira, janeiro 08, 2004

Brasil VII

Perdi os óculos num riacho. Estou a fazer um sacrificio enorme para "postar". Depois volto para contar esta "estória". Agora estou com um nevoeiro nos olhos.. puta que pariu!
Brasil VI

Aki Ki Nois Bebe! Estava escrito numa daquelas plaquinhas que a gente pode colocar num barzinho (essa eu vi numa loja de artesanato). Não nos fizemos rogados.. Dona Maria José, e agora também Srª Drª Anabela (minha médica de família), saltem este pedacinho do blog. E tu também Anabela Veiga, não leias agora. Mas a gente ao ler aquele cartaz não nos fizemos rogados. No balanço final quer eu quer o Artur devemos ter bebido uns 30 litros de cerveja cada um. A propósito Artur vamos a uma Bohemia? Só que eu levei comigo o Prevacol. Olha lá Drª Helena Peixoto, quando é que vais receitar uma coisinha dessas ao Artur? O moço tá sempre com medo de beber por causa do colesterol. Aki Ki Nois Bebe! mas também nunca mijei tanto na vida!!!! Bem que podia ter comprado uma plaquinha a dizer Aki Ki Nois Mija para colocar no WC.
Regresso III

Quando os meus filhotes eram pequenos ofereceram-lhe 2 tartaruguinhas de aquário. Não pesariam mais de 20 gramas cada uma. Até hoje têm sido alimentadas a camarão. A fêmea pesa mais de 1 kg e o macho mais de 600g. Nesse cantinho onde eu estive os frutos do mar são reis. Fui alimentado quase a camarão. Frito e panado com farinha de mandioca, com flocos de milho, com coco ralado. Em combinação com queijo ou simplesmente cozidos em água. Em caldeirada (eles não chamam assim, mas esqueci o nome) ou numa Moqueca maravilhosa, nunca comi camarão tantas vezes seguidas na minha vida. estou aqui que nem uma tartaruga (macho, claro). Devo pesar bem mais uns 600 gramas. Mas quando regressei os meus velhotes convidaram-me para almoçar. Não, não. Não foi camarão. Foi um belo de um Cozido à Portuguesa. Obrigadinho Augusto e Crisaldinha meus amores.
Brasil V

Nota prévia: D. Maria José salte em frente e não lei esta parte do blog.

As garotas são um espanto neste cantinho do Brasil.
Regresso II

Comprei biquinis para a Anita e bermudas para o João. Também comprei uns shortinhos que era pressuposto serem para a minha afilhada. Desculpa Ruiva mas não vão ser porque não levei as tuas medidas e não te servem. Além disso não tem a bandeira do Brasil no bolso de trás. Mas não fiques triste. A Anita já tem instruções para no mês que vem te comprar uns lá no Recife. O padrinho paga tá linda? Falar em biquinis, eu comprei por 19 reais. Tendo em conta que o Real está numa relação de 1 Euro para cada 3,2 Reais e tendo em conta também que a Anita comprou no Verão passado um de igual qualidade aqui por 50 Euros, quem é que se anda a abotoar assim tão descaradamente?
Brasil IV

Eu não conhecia o Albano. Nem sei o que eu estava perdendo. É um fixe (um cara legal). Não sei se hei-de falar nota 10 como se usa lá ou se hei-de dar nota 1000 como eu sinto. Ele não é só um empresário de sucesso. Ele é um sucesso de pessoa. Dificil eu falar de um cara assim sem me comover. Em 10 dias fui 3 vezes à Ilha do Mel (talvez mais que 90% dos Parananguaras), graças a você Albano. Falar da Ilha do Mel é dificil em apenas 3 visitas, mas posso dizer que estive perto do Paraíso. Quase me esqueci que tenho uma hérnia discal e que a minha dor ciática atacava ao anoitecer. Mas durante o dia era para disfrutar mesmo. Mas não vou contar para ninguém como consegui subir e descer o Morro do Sabão. Acho que só Deus sabe tratar de uma hérnia. O montão de tratamentos que eu já fiz, o montão de soluções a que eu já recorri e não paro de coxear. E como foi que subi e desci aquele Morro?
Brasil III

Chegar num final de semana e não ter Real numa cidade onde o Euro ainda é desconhecido e onde o cartão de crédito não era aceite nos únicos restaurantes abertos naquele Domingo... é foda.. como eles costumam dizer. Obrigado Alexandrino por nos teres desenrascado.
Regresso I

Tive a triste notícia que um amigo meu está gravemente hospitalizado. Ao Rui, amigo do meu filho e filho do meu amigo o meu abraço de solidariedade. Quem sabe....
Brasil II

Pela primeira vez fui ao Brasil. Estive numa cidade pequena chamada Paranaguá no Paraná. Cidade calma de gente muito simpática. Falam que o Brasil é inseguro e violento. Graças a Deus esse Paranaguá (ainda) tá fora. Regressei ontem, o meu filho foi para o Técnico e pelo caminho em pleno Metro tentaram roubar-lhe o portátil. Brasil? Não! Portugal!!!!!!
Brasil I

Para os meus novos amigos Albano, Victor e Alexandrino aquele abraço! Tudo de bom pra vocês caras. Saravah!!!!