725. Inquéritos e Opiniões
O Altino Torres criou um inquérito e sugeriu aos seus leitores que respondam ou para o e-mail ou que o façam no próprio blog. Eu optei por esta via.
1 - Na tua opinião a blogosfera lusa tem impacto na sociedade portuguesa?
Na verdade acho que não. Os “bloggers” são ainda uma minoria dos utilizadores de computadores e os utilizadores de computadores são uma minoria da população portuguesa. Poderá ter algum impacto no meio intelectual ou político. Mas esse meio é também minoritário na sociedade.
2 - Quem aconselharias a criar um blog e porquê?
Ninguém. Da mesma forma que não aconselho ninguém a escrever um livro, a pintar um quadro, a ser sócio de um clube de futebol, ou a ver a TVI.
3 - Qual a tua opinião sobre os livros que nasceram dos blogs?
Sobre os livros nascidos dos blogs não tenho opinião. Não li nenhum. Que as pessoas transcrevam o blog em livro, quando o blog tem qualidade, o livro também o terá e será mais um meio de divulgação da sua escrita. Há muitos leitores de livros que nunca leram um blog.
4 - Qual a tua opinião sobre blogs pagos?
Concordo com o alojamento pago, se é esse o espírito da pergunta. Se pelo contrário é o blog, propriamente dito, que tenha de ser pago para se aceder será a morte da blogosfera. Se finalmente é o autor do blog que deve ser pago para escrever, venha de lá a massa.
5 - No caso de já conheceres o Blog " Abrupto" qual a tua opinião sobre a carta à mãe que Pacheco Pereira lá colocou.
Leio o Abrupto com frequência. Não li a referida carta. A pergunta abriu-me o apetite. Vou procurá-la.
6 - Se o teu blog não fosse esse mesmo que blog gostarias de ter? Porquê?
Há muitos blogs de qualidade infinitamente superior ao meu pelo que não é difícil escolher. Difícil é dizê-lo. Definitivamente não seria um blog político no sentido restrito do termo.
7 - Alguma vez um blog te influenciou politicamente?
Não. Tenho as minhas convicções alicerçadas numa vida de 50 anos. Os blogs políticos, quanto muito, têm apenas confirmado o que já há muito penso do espectro político.
8 - Que celebridade "blogosférica" gostarias de conhecer e porquê?
As celebridades dos blogs, salvo raríssimas excepções, já eram “celebridades” em outras esferas. E são em muitos ‘entas’ por cento aqueles que a comunicação social releva. Fazem parte do seu círculo, do seu inevitável corporativismo ou do seu indisfarçável lambe-botismo.
9 - Qual a tua opinião sobre os blogs anónimos?
Não vejo nenhum problema na sua existência quando não sirvam, à sombra do anonimato, para a calúnia, a provocação gratuita e a propaganda de ideologias proibidas constitucionalmente.
10 - Qual a tua opinião sobre os encontros de bloggers?
Acho interessante conviver com a cara das letras.
Sem comentários:
Enviar um comentário