
1255. Lambam-se
Estou a acabar de preparar um delicioso frango na púcara. Até já.

1253. Queiroz

1250. Ninguém vai preso?
José Sócrates hoje e já ontem Teixeira dos Santos “descansaram” o País assegurando que o Governo (leia-se também o Estado) garantiria os depósitos do portugueses nos bancos nacionais. Tanto quanto eu me lembre nunca ouvi nenhum banqueiro ter vindo a público assegurar que se houvesse uma crise (tipo a que está em curso na Islândia e que nada nos garante que não possa atingir Portugal) o sistema bancário português não deixaria o país entrar na bancarrota. Afinal o que é que estes gajos fizeram aos fabulosos lucros acumulados? E ninguém vai preso? Insisto, ninguém vai preso?
19/02/2008 - 19h47
Banco português Milennium BCP fecha 2007 com lucro de 563 milhões de euros
Quarta, 8 de Outubro de 2008
O banco Millennium bcp anunciou hoje que o seu resultado líquido aumentou 3,5% para os 780 milhões de euros no ano passado, contra os 753,5 milhões de euros registados em 2005 e acima da média dos analistas que apontava para os 766,7 milhões de euros.
BES escapa à crise com lucros de 607,1 milhões de euros em 2007
Lucro do BES supera estimativas em 2006
01 de Fevereiro 2007
O Banco Espírito Santo (BES) revelou hoje ter registado no ano passado um resultado líquido consolidado de 420,7 milhões de euros (M€), mais 50% do que os 280,5 M€ verificados em 2005 e acima das expectativas dos analistas, os quais esperavam um lucro entre os 402 e os 446 M€.
Banca 2008-01-24 16:53
Lucro do BPI cresce 15% e supera estimativas em 2007
O Banco BPI revelou hoje ter registado no ano passado um resultado líquido de 355,1 milhões de euros (M€), mais 15% do que os 308,8 milhões de euros verificados em 2006, e acima do esperado pelos analistas, que esperavam que o lucro da instituição liderada por Fernando Ulrich se tivesse situado entre os 310 e os 339 M€.

1249. Breves
1. Foram atribuídos os prémios Nobel da medicina a 2 franceses e um alemão. Foi atribuído o prémio do melhor carpinteiro europeu a um português.
2. Uma juiza de Sintra mandou em liberdade 3 cadastrados que tinham em casa um arsenal de armas e uma investigação policial de mais de 4 meses. À saída do tribunal um deles declarou à imprensa “felizmente que não pirateamos nenhum disco na internet, pois corríamos o risco de ir daqui direitos para a prisão”.
3. O nosso Procurador-geral parece não ter visto mal nenhum no cartaz do PNR que foi mandado retirar pela CM de Lisboa. No cartaz uma ovelha branca expulsava à patada várias ovelhas pretas. Eu estou com o Procurador. Crime seria se em vez de ovelhas pretas, houvessem também ovelhas mulatas e ovelhas amarelas, já para não falar de ovelhas loiras mas tipo ucraniano não vá serem confundidas de loiras alemãs.
4. O César das Neves tem uma sensibilidade modelada pelo 007, Indiana Jones, Star Wars e outras ficções e de repente diz “nós”. Vade-retro, meu. Mas mesmo que eu estivesse incluído não o apoiaria nessa de criar “contratos” de casamento entre coabitantes tipo tios e tias, sobrinha e sobrinhos, amigas e amigos. Só na tua cabecinha depravada, oh meu. E essa de achares que a maioria da população está contra os casamentos de pessoas do mesmo sexo deve ser só no teu referendo da segunda secção de neurónio do lado supra-orelhal esquerdo da tua cabecinha.
5. O Partido Socialista/Governo reconheceu a independência do Kosovo contra as determinações da ONU. Longe vão os tempos em que o PS criticava a invasão do Iraque exactamente pela mesma razão.
6. Eu sei que a crise económica e financeira também me vai bater à porta mais minuto menos segundo. Mas enquanto ela está ali ainda ao virar da esquina deixem-me rir com estes neo-liberais que passam o tempo a reivindicar menos Estado, agora todos de joelhos a pedirem ajudas aos governos. Parece até que Fidel vai ser reabilitado pelos americanos. Segundo consta a administração americana nacionalizou em alguns dias mais do que Fidel Castro em 50 anos.
7. Rui Costa tem de explicar muito bem ao Quique que o Benfica não é o Getafe. Não se mete um médio defensivo, em detrimento de um avançado, para segurar um resultado de 1-0 a 10 minutos do fim quando se joga contra o Leixões. Ou então explicar que o Leixões não é o Manchester United. O Benfica quando está a ganhar por 1-0 deve querer ganhar por 2-0 e não segurar a vantagem. Desejo-te bom trabalho Rui!


1246. Blog Sweet Blog
E se olhas para 750 gramas de açúcar amarelo e dois paus de canela, se ao lado tens um quilo e meio de abóbora menina descascada e três laranjas, a primeira coisa que te vem à cabeça não é ires fazer um sumo de laranja ou fazeres uma sopa de abóbora (onde é que estão as nabiças? E o feijão?). Então não te resta outro remédio do que cortares a abóbora em cubos, juntares o sumo das três laranjas e levares a lume brando juntando tudo (incluindo a canela), com o açúcar. Bem sei que não é rápido, que leva um bom tempinho até que ao passares a colher de pau no fundo do tacho faça uma estrada mas, entretanto, porque não sentares-te um pouco no sofá, leres o último da Steva Casati , se te fizer o género, ou ouvires the best of Radiohead? Mas não adormeças porque precisas de vez em quando de ires mexendo o doce. No final juntas-lhe miolo picado de noz e não te esqueças de comprar requeijão para acompanhar. Dá uma deliciosa sobremesa.
PS. Quem não lhe apetece fazer mais nada elaborado faz doces de fruta. Há coisa mais fácil? E mais doce?

1244. Falar futebolês – Equipas portuguesas?
Ontem assisti ao jogo Arsenal vs. FC Porto. Uma vez que sou Benfiquista e não sou hipócrita não venho para aqui chorar lágrimas de crocodilo. O resultado pouco ou nada me interessou fosse este ou o seu inverso. O que na realidade me preocupa, sob o ponto de vista futebolístico evidentemente, o que, diga-se de passagem, nem de perto nem de longe constitui uma das minhas principais preocupações quotidianas, dizia eu, é a descaracterização completa daquilo a que alguns “especialistas” ainda continuam teimosamente a chamar futebol português. O FC Porto entrou em campo com apenas 2 jogadores portugueses. Bruno Alves e Raul Meireles tantos quantos é costume ver alinhar de início no Manchester United, no Atlético de Madrid, no Chelsea ou no Inter e até menos do que em outras equipas da Europa como por exemplo o Cluij da Roménia. É claro que não estou a colocar à margem deste fenómeno, nem o meu clube, o Benfica, nem o outro nosso rival o Sporting, pese embora no último derby o Benfica tenha iniciado o jogo com 6 portugueses (e um treinador espanhol) e o Sporting com 7. Do mal, o menos. Mas chamar a isto futebol português é uma deturpação da realidade e até um abuso de linguagem. Poderemos sim chamar clubes portugueses (e nunca equipas portuguesas) pois isso é inegável, desde a sua origem e historia até à formalidade de estarem inscritas em organismos tutelares portugueses. Quanto ao meu Benfica, isso é outra história. Aquela camisola é tão linda!


1242. Lunch Time Blog
Levantou-se tarde como era seu costume aos Domingos
- Adivinha, disse enquanto tapava, por detrás, os olhos da mulher.
Ela virou-se lentamente ainda com o maço do almofariz na mão e encostou-lhe os lábios – Bom dia, meu amor.
Ele afagou-lhe o cabelo enquanto fungava lentamente o cheiro dos coentros amassados com alho e um pouco de sal.
- Adoro a tua sopa, destapando o tacho onde uma posta de bacalhau cozia para dar sabor à água. – Queres ajuda?
Ela tinha largado o almofariz e abraçou-o. – Não! Quero-te a ti. As fatias de pão alentejano já estavam cortadas, numa cestinha de verga, à espera da sua hora. Baixou o lume da água do bacalhau.
Ele levantou-a um pouco o suficiente apenas para que os pés dela deixassem de tocar o chão. Nos braços e encostada ao peito levou até à cama. Deixaram-se cair enquanto se beijavam ora terna ora sofregamente. Lá dentro os ovos esperavam para serem escalfados. “Fazer amor com cheiro a coentro”, dito quase em simultâneo. Riram no final.
Enquanto ele fritava os jaquinzinhos ela terminava a sopa. Juntou os ovos à água fervente (que teve de ser acrescentada pois já tinha evaporado pela metade) e deixou-os escalfar apenas uns minutinhos para que ficassem cremosos. No fundo da malga onde já repousavam o pisado de coentro, alho e sal e também o azeite puro de oliveira foram colocadas as fatias de pão e depois ensopadas naquela água com gosto a bacalhau cozido e ovos-creme.
Ela beijou-o de novo. Era o sinal para que ele pegasse na travessa onde, já escorridos, os carapaus loiros e estaladiços esperavam para serem levados para a mesa. Ela levaria a sopa.
Ela serviu-o num prato fundo enquanto ele, vaidoso das suas escolhas perguntava – Que tal este Foral de Évora, DOC, 2005 Branco?
Ela cheirou e retorquiu – adoro o teu vinho.


1240. Nem tudo está perdido
Segundo as notícias de ontem e de hoje parece que aquele tipo vestido de diabo que entrou no campo e empurrou o fiscal de linha no último Benfica x Porto corre o risco de vir a ser preso. Para a outra vez aconselho este senhor a que se dedique a assaltar caixas de multibanco ou vá lá, melhor talvez, a estoirar com explosivos carrinhas de transporte de valores. Assim teria a certeza que não seria incomodado. Mas nem tudo está perdido, quem sabe ele ainda vai ter como companheira de cela esta invasora da foto?

1239. Desembaraçadamente
Tal como a minha amiga Maria Árvore eu também acho o José Mário Silva um rapaz muito simpático e bem-falante. Só o “conheço” do tempo dos blogs diria mesmo só o conheço desde o Blog de Esquerda que, creio mesmo, nem terá sido o primeiro em que participou. Depois, com aspirinas pelo meio fui perdendo o contacto com a sua prosa e pior (para mim, claro) faz muito que deixei de ler o Expresso, excepção feita quando ele me é oferecido aquando da compra de algum DVD do CSI. Apesar da consideração que fiz no primeiro parágrafo não significa, nem teria de significar, que teria de concordar com ele sempre que tece uma crítica a alguma obra literária. Sem assumir a defesa de Rosa Lobato de Faria, não só não fui indigitado para tal como tampouco o saberia fazer, discordo da análise de José Mário Silva aposta neste seu post de ontem de onde realço o extracto “O que separa as duas histórias é o abismo que vai do génio literário de James à prosa desembaraçada, mas tão fácil de ler quanto banal, da autora portuguesa”. Pessoalmente, sou um adepto da chamada prosa desembaraçada e tenho alguma dificuldade em considerar a de Rosa Lobato de Faria, banal.
Lembrei-me a propósito disso de um conto que escrevi que começava assim:
“A disceptação teve o seu epílogo. Estava decidido. Como bom dendrófobo dirigir-me-ía para o deserto. Ele caminharia para os antípodas. Sentia-me fatigado de ser sempre apoucado nas minhas decisões. Assumiria de uma vez por todas o meu eremitismo. O badano, já cambado, haveria de suportar as duas ou três horas que me faltavam para chegar ao destino. Quando as adelfas e as carvalhinhas começaram a rarear nas margens do caminho, o dia abaçanava. A alimária alentecia e nem os golpes de butuca a fariam mover. Paramos. Coligi os escassos haveres, cobri-me com um bedém, com o qual me tinha abispado antes da partida, sentei-me ao velho jeito índio, pernas cruzadas uma sobre a outra e adormeci. A minha mente extenuada achapuçava-se de sonhos. Abentesmas albípedes, cujas restantes partes corporais se não viam, bandarreavam no meu espírito deixando-me azabumbado. Como seria possível em lugar tão ermo me sentir cercado. Acordei abruptamente. Autócnes de aspecto boçal faziam a festa. Nunca na vida tinham deparado com tão alva tez. Com as mãos enrugadas esbarbavam-me o capote como que se inteirando da minha condição de real.”
Era tudo menos uma prosa desembaraçada. Se banal ou não, não sei. A única coisa que sei mesmo é que ninguém leu. Quanto ao cronos subscrevo o último parágrafo do post da Maria.

1238.Calendário
Calendário
Disse-te uma vez que
As terças-feiras eram dias lindos para amar.
Pois bem não me vou desdizer
Nem tampouco deixar mal vistas as terça-feiras.
Venho só segredar-te que qualquer dia é um dia lindo
Para te amar.


1236. A lista
O nome dela estava na lista. Antes, alguns outros nomes e depois também. A lista era longa onde não parecia haver qualquer relação entre as graças. Nem parental, nem profissional. Talvez a ligação de maior nexo fosse a proximidade geográfica. Vários pertenciam ao mesmo distrito e até mais particularmente à mesma península. No entanto, uma análise mais cuidada atentaria que de quando em quando um dos nomes não seria daquelas paragens.
Sempre achei pouco imaginativa a introdução de nomes cortados numa lista. Mas como era inevitável a lista também os tinha. Voilà! O terceiro e o quarto nome cortados e, mais adiante, talvez uns dois nomes depois do dela, um risco a vermelho. A cor da tinta e a distinção do traço indicavam claramente que os riscos feitos sobre o terceiro e o quarto nome teriam sido feitos por outra pessoa que não a do traço vermelho.
Um Bentley grená parou à porta. Uma figura de meia-idade cujas patilhas curtas acinzentadas se deixavam ver por debaixo do boné, de postura ligeiramente curvada provavelmente de vénia acostumada, saiu do banco de chauffeur e diligente abriu-lhe a porta. Uma silhueta magra, toda vestida de negro com uma écharpe cinza e preta, ligeiramente debruada a cadilhos, realçava-lhe o cabelo loiro atacado sobre as costas, saltos altos que na elegância felina do andar a conduziriam ao chefe. Murmurou-lhe um nome. A lista fora consultada e eis que era chegada a sua vez.
Sentou-se discretamente numa mesa de fundo, reservada. Provou e aprovou o vinho. Do jarro, claro está. A travessa de sardinhas loiras e crepitantes não tardou a chegar. Riscaram-lhe o nome da lista.
imagem daqui

1231. Ele há coisas do caraças
Tenho um amigo que construiu uma casa na Charneca da Caparica – Almada, com piscina e tudo, toma! É claro que a vazão da piscina tem de estar ligada ao colector de esgotos que por lá passa. O meu amigo em vez de falar com os padres fala directamente com o papa. E vai daí, solicitou a obra aos SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento) da própria Câmara de Almada para fazerem os respectivos trabalhos. A obra, essa, consistia na ligação da saída da piscina ao colector de esgotos e reconstrução da calçada (entretanto destruída para a referida ligação). Solicitou a obra a qual foi executada e paga em devido tempo. Fácil? Fácil! Ah grande CMA, assim é que é. Mas agora surgiu um pequeno quiproquó. O meu amigo ainda não tem licença de habitabilidade e sabem porquê? Porque entretanto foram lá os fiscais da CMA e reprovaram a obra. A calçada está mal executada e o meu amigo tem de mandar fazê-la de novo. A Câmara a reprovar a própria Câmara e quem se lixa, quem é?
imagem encontrada aqui

1230. Quem conversa com o guarda-freio...
Desde ontem à noite que a PSP não para com operações de rusga e detenções na Quinta da Fonte, na Quinta do Mocho e no Bairro da Arroja. É provável que face ao crescendo de assaltos violentos e crimes dos últimos dias, que estas operações não fiquem por aqui e outros bairros problemáticos de Lisboa, da Margem Sul e talvez do Grande Porto também sejam sitiados e revistados procurando suspeitos das acções violentas entretanto levadas a cabo. Uma vez estes encontrados e detidos serão apresentados a Tribunal que, à luz dos actuais códigos penal e de processo penal, fará o favor de os libertar com termo de identidade e residência. Os assaltos violentos vão continuar e apesar do blá-blá-blá do governo e da maioria parlamentar, os senhores deputados não podem assobiar para o ar. São eles que fazem e aprovam as leis que permitem todo o banditismo a que temos vindo a assistir. Em tempos, não sei se ainda é assim ou não, os carros eléctricos de Lisboa tinham expostos o seguinte dístico: "Quem conversa com o guarda-freio é moralmente responsável pelos desastres causados por distração". Muitos dos que aprovaram as actuais leis penais estarão ainda a coberto da imunidade parlamentar. Mas a responsabilidade moral essa nunca ficará impune.
foto encontrada aqui
1229. Fim-de-semana
Coisas que fazemos aos fins de semana - lavar o carro. Desta vez fui impedido, parece que não cabia dentro do tanque.
(clique na foto para aumentar)

1227. Aprenda aí Eng. Sócrates
Parece que os nossos nadadores nos Jogos Olímpicos bateram 5 records nacionais. Não é nada mau tendo em conta que vários destes tempos teriam dado HÁ 4 ANOS lugares nas meias-finais e finais. Quer dizer que a nossa natação anda atrasada cerca de 4 anos dos melhores. O que por si só é um feito de realce se atentarmos ao que dizem os vários analistas políticos e económicos de que Portugal sofre de um ATRASO estrutural de 30 ANOS em relação à Europa. Ou seja, os nosso nadadores estão à volta de 26 ANOS À FRENTE do País. Penso que Sócrates deveria ir treinar para o Algés e Dafundo, antes que a gente vá completamente ao fundo. Que acham?
foto daqui
1225. A aldrabice continua
Lembram-se de há umas semanas atrás terem sido levadas ao Parlamento duas facturas de um posto Galp com o mesmo produto com o mesmo preço a 21% e a 20% de IVA? Pois a escandaleira continua. Hoje, numa farmácia de Almada, vejam a diferença das imagens. Na factura o produto com IVA de 20%; Na embalagem (que deu origem à factura) o produto com o IVA a 21%. O preço final é o mesmo. Para que é o Sócrates baixou o IVA em 1%? Para beneficiar os consumidores ou para lesar o Estado? Quem se anda a abotoar?
(Cliquem nas imagens para se ver melhor)




1219. Obrigado pela bica, Engº Sócrates
Hoje, para não ser afectado logo pelo primeiro dia dos aumentos dos transportes públicos, resolvi ir encher o depósito do meu carro com gasóleo. A redução do IVA entretanto levada a cabo, deu-me direito a 55 cêntimos, o que foi a alavanca que eu precisava para poder tomar a minha bica. Ai meu Deus, como estou agradecido ao noso PM por este cafezinho.

1217. Força campeão!
O R. nasceu como a maioria dos meninos. Parto normal, sem complicações e um regresso a casa que não faria prever os dias seguintes. Com apenas 15 dias de idade dá entrada no hospital de Vila Franca de Xira onde lhe foi diagnosticada uma bronquiolite. Desconheço se é um problema grave, se o seu tratamento é complexo, principalmente devido à idade do paciente. Sei que durante o internamento o R. foi atacado por uma bactéria hospitalar. Aí sim o caso agravou-se e imediatamente transportado para Santa Maria, durante um mês o R. lutou com a morte. A(s) equipa(s) médica(s) – coloco assim com a hipótese de plural por desconhecer quem em concreto - que dia e noite o acompanharam apenas davam como esperança aos pais o minuto seguinte. Viver um minuto de cada vez era o que era pedido. Finalmente ao fim de um mês os médicos/as e enfermeiros/as foram bem sucedidos. O R. achou que não era a hora de se ir embora e hoje está já com um ano e meio e cheio de vitalidade. Ontem fui ao baptizado desde valente guerreiro, que tem por madrinha uma das enfermeiras que o ajudou a salvar e como padrinho honorário o médico que chefiou a equipa. Sem lhes dizer os nomes dou-lhes aqui a minha mais admirada saudação. Ao R. desejo que para enfrentar a vida não lhe falte nunca a força que teve para enfrentar a morte.

1215. Ricardo?
Alemanha x Turquia, 78 minutos. Rustu deu uma ricardice. Acontece aos piores.
(curiosamente a foto que arranjei na net é da sporting-heroes.com)

1214. Alemanha x Turquia
Comentador da TVI: Dizem a estatísticas, estão 62% de humidade em Basileia.
Como as coisas mudam. No meu tempo a humidade media-se com um higrómetro.

1213. Contra os agricultores, marchar, marchar!
Uns são da esquerda, outros da direita portanto nós é que estamos certos porque não somos nem vaca nem carapau.

Ontem foi Domingo.
Estou uma beca bronzeado mas não sou de torreiras de sol.
Curti bué a praia embora estivesse gente demais.
Não que as pessoas me façam confusão ou não houvesse areal que chegasse, só que não havia já lugares no parque.
Uma caminhada pela divisória areia-mar e eu a ver o colesterol a ficar para trás. Toma que é para aprenderes. Mais pela tardinha voltou a apanhar-me durante a mariscada.
Porque é que as loirinhas são as minhas preferidas nestes dias?
Olé, olé! Também gostei dos espanhóis. Una caña por favor. Caracoles…
Hoje é segunda-feira.
Mas não vou chorar, não.
PS. O próximo fim-de-semana será gastronómico. No Alentejo, claro. No aniversário do blog de um amigo.
1211. Só para concluir
O futebol acabou e confesso-vos não tive enquanto lá estivemos, e muito menos agora que saímos do Euro 2008, vontade nenhuma de escrever sobre a bola, a sua envolvência ou os seus protagonistas. Queria apenas ter escrito para agradecer a Scolari o que fez nestes últimos 5 anos e não encontrei nenhuma maneira de o fazer que já não tenha sido feita por toda a gente que tenha gostado da passagem deste treinador pela selecção nacional, como foi o meu caso. Claro está que me lembrei daquela presença em 1984 com super jogadores como Chalana, Gomes, Nené, Humberto, Bento, Jordão, Frasco, Pacheco, Gabriel e depois, em 1986 também com Damas, Carlos Manuel, Diamantino, Inácio, Futre e Veloso, entre outros. E se dos primeiros a decepção foi grande porque parecia que a vitória estava ali mesmo a dois passos, já do segundo grupo apenas me recordo da triste e vergonhosa participação em terras mexicanas. Lembro-me do jejum entre 1986 e 2000 e da grande chance perdida em 1998 pela chamada geração de ouro, onde já pontificavam Rui Costa e Figo, João Vieira Pinto e Paulo Sousa, Vítor Baía e Abel Xavier. Lembro de virmos para casa um dia desses com o tal golo de Poborsky e outro dia com uma mão do Abel Xavier e lembro-me da estúpida atitude que levou à expulsão do Nuno Gomes e do comportamento inaceitável de um jogador com a qualidade e o carisma de Luís Figo em mais um europeu do nosso descontentamento. E isto tudo, todos estes desaires, com Toni, Cabrita, Morais, Seabra, Torres, Oliveira, Queirós, Humberto etc, e de repente vem um cara que era só campeão do mundo, juntou os cacos, transformou uma equipa arrasada por um mundial de 2002 que foi um misto de vergonha e desastre e só porque não cativou a simpatia duma poderosa elite de jornalistas e comentadores foi (e continua a ser), por certos sectores, vilipendiado e maltratado, a soldo de quem não sei, nem sei tampouco se houve soldo de alguém se apenas o prazer de tratar mal quem melhor fez no que se poderia chamar de inveja e maledicência. Na verdade, desde os tempos de Cândido da Silva e Ribeiro dos Reis nenhuma selecção de futebol coleccionou os êxitos que Scolari trouxe para as nossas cores. Não fiz de propósito em não falar de 1966 e de 2006. Em 1966 ganhamos 3 jogos na fase de grupos, um nos quartos de final e perdemos a meia-final para a Inglaterra. Se compararmos com o mundial de 2006 onde ganhamos 3 jogos da fase de grupos, um nos oitavos e outro nos quartos de final, com este número de vitórias consecutivas teríamos estado na final em 1966. E não esquecer que se perdemos com a Inglaterra de Bobby Charlton, não é menos verdade que batemos a Inglaterra de David Beckham. E mais importante que tudo é que Scolari não pode contar com o grande Eusébio da Silva Ferreira. Portanto muito obrigado, Luís Felipe Scolari.
Mas como comecei por dizer não sinto vontade para escrever nada (agora terei de dizer mais nada) sobre a selecção nacional. E como não me apetecia escrever fui pintar.
"Tarde" - acrílico sobre tela - Alves/08 aka PreDatado