quinta-feira, março 30, 2006

946. Da infância até agora, ou uma nova visão das coisas

Quando eu era miúdo, com os meus 6 anos de idade, lá no bairro onde eu morava, era eu quem lia o jornal para alguns dos meus vizinhos que, infelizmente, nunca tinham tido a oportunidade de aprender a ler. Normalmente as histórias de faca e alguidar, ao bom estilo das primeiras 20 páginas de hoje em dia do Correio da Manhã e as notícias desportivas eram as que maior interesse despertavam. Mas uma página nunca podia ser passada em frente, o obituário. Não fosse ter falecido alguém das redondezas e pareceria mal não apresentar condolências, ou ir ao funeral. O que acontece é que eu fiquei também com esse tique e não largo um jornal (dos que trazem), sem ter lido a página dos óbitos. Pelas mesmas razões dos que me pediam para ler, nessa época. No entanto, acho esses anúncios de falecimentos, funerais e agradecimento, muito pouco criativas e sempre ou quase sempre no mesmo estilo: “(Nome em maiúsculas). Faleceu, no dia tantos dos tantos, Fulano de Tal. O Funeral realiza-se às tantas horas, da Igreja de tal sitio para o cemitério de acolá. Sua esposa, filhos, filhas, genros, noras, netos, netas e bisneto agradecem a todos quantos se dignarem acompanhar o nosso estimado esposo, pai, sogro, avô, bisavô, à sua última morada”.
Pois eu acharia mais interessante que os anúncios fossem assim:

"Jerumenho Sebastião. Toureiro. Faleceu no dia 29 de Março de 2006 o prestigiado matador, Jerumenho Sebastião. O seu funeral realizar-se-á, hoje, pelas 3 horas 3, da igreja do Campo Pequeno para o cemitério da Moita, sua terra natal. Nesta sua última faena sairá em ombros, em urna cor-de-rosa, debruada a ouro, pegada pelos forcados amadores do aposento da borla redonda. Agradece-se a toda a aficcion que queira estar presente, não sendo necessário comprar bilhete de sol ou sombra".

Ou então,

"Serafim da Silva. Empresário cinematográfico. Faleceu ontem, 29 de Março de 2006, o conhecidíssimo empresário da 7ª arte, Serafim da Silva. O seu funeral realiza-se amanhã, pelas 15:00h, 17:30, 21:30 e 00:00 em última sessão. A toda a plateia, a família enlutada agradece a presença. Fila única para a ultima homenagem. O genérico será lido por D. Serafim da Silveira. Entrada Grátis."

Ou, finalmente:

"António de Xesus. Industrial da Restauração. Faleceu com 102 anos, o industrial galego da restauração e desde há mais de 80 anos estabelecido em Portugal, António de Xesus. A sua Câmara ardente será servida na igreja da Madredeus entre as 12:00 e as 16:00. Há 24 lugares sentados. Encerra para jantares. Do menu das cerimónias consta: missa de corpo presente, funeral, elogio fúnebre, bica e bagaço. O seu bisneto, agradece a presença de todos os clientes."

Sem comentários: