domingo, setembro 17, 2006

1040. A honestidade (qual honestidade?) o que é?
(o Pré a falar de bola… brrrrrr)

A minha relação com a honestidade não é nenhum fruto de época. Prezo-me e tenho um imenso orgulho de pautar as minhas interacções com os outros na base da mais pura honestidade. Pausa! O que é que estou eu para aqui a escrever? Pura honestidade? Na verdade não sei se existe “uma honestidade” tout-court. E, por isso, reconheço o direito a cada um ter o seu próprio conceito de honestidade. Vem isto a propósito do já muito falado e que, creio, ainda fará correr muita tinta nos jornais e muitos pixels na Internet, golo obtido com a mão num jogo deste fim-de-semana contra a equipa do Sporting. Estarão no seu direito à indignação os adeptos sportinguistas. Nem sequer o questiono, pois o futebol (mesmo o futebol-negócio dos tempos actuais) é, e continuará a ser, fundamentalmente, paixão. Por isso se assobia freneticamente um árbitro, se anda à pancada nas bancadas, se deixa de jantar porque nos fica no peito um nó, quando o nosso clube perde. E também por isso não acho que seja menos honesto, no calor desta paixão, que um adepto de um clube exagere nas acusações a terceiros quando o seu clube é prejudicado, fazendo tábua rasa das vezes em que é beneficiado. Já aos senhores dirigentes não lhes dou nem um milímetro (será a unidade de medida correcta?) de benefício da dúvida. Porque na generalidade são administradores de SADs, pagos, quiçá bem, para o serem, com sociedades cotadas, algumas em bolsa, que deveriam ser gestores de corpo inteiro e não vestirem a pele do adepto comum. E serem honestos. Não basta vir para a praça pública dizer que o seu clube foi roubado com um golo marcado com a mão, que deverão ser castigados os árbitros que o permitiram e jogar flechas em todas as direcções. Haveria também que ter vindo à mesma praça ter dito que o golo que a União de Leiria fez entrar na sua baliza e que o árbitro não viu, deveria ter sido validado, ou que o jogo deveria ter sido repetido porque a verdade desportiva foi adulterada. Isso para mim, entraria no meu conceito de honestidade. Assim apenas me ajuda a manter os dirigentes desportivos deste calibre no caixote de lixo que fede cada vez que a tampa se abre.

Sem comentários: