sexta-feira, fevereiro 08, 2008

1160. Ai que coisinha doce

Bem sei que só daqui a 4 meses é que ela volta a jantar cá em casa. A filhota vai para Bóston para o MIT, o filhote está na Suiça no Erasmus ou coisa parecida e cá ficam o cota mais a cota a acostumarem-se a ficar sozinhos pois que, daqui a pouco, cada um irá para a sua casa. Portanto, o melhor é treinar já. Mas estou sempre às ordens para lhes ocupar a cozinha e definir novos sabores. Ou repetir os desta noite: os mexilhões à marinheira, as gambas com lula ao alhinho, a espetada mista de lulas e camarão e aquela sobremesa que ainda não tinham provado.
Desta vez não houve foto, mas há receita: 1 litro de leite para 150 gramas de arroz e mais coisa menos coisa uns 80 gramas de sultanas (podem ser douradas e tintas que fica melhor). Para adoçar eu prefiro o mascavado, sem exageros porque uns 30 / 35 gramas servem perfeitamente. Quem não o tiver em casa e não quiser ir comprar, o açúcar amarelo também dá. Não esquecer de juntar um pau de canela para quem aprecia ou uma vagem de baunilha para quem estiver para aqui virado (ou sou mais canela). Misturem tudo, liguem o lume e depois de iniciar a fervura, baixem-no de modo a deixar aquele borbulhar que leva à cozedura. Uns 15 minutos bastarão. E quando estiver quase, quase cozido o arroz, numa porçãozinha de leite frio façam misturar duas gemas e juntem a fio mexendo sempre, cozam-nas por uns 2 minutos e voilá! Vertam o tacho do arroz doce num prato grande e no entretanto preparem-lhe uma cobertura. Antes, se gostarem, polvilhem o arroz já no prato com um pouco de pó de canela. Vamos à cobertura? Uma lata de pêssego em calda e uma meia dúzia de maçãs (eu usei peros riscadinhos). Façam um sumo de maçã, juntem com os pêssegos em calda já escorridinhos (podem jogar fora a calda) e triturem na misturadora sem desfazer completamente. Fica assim uma coisinha espessa e de óptimo aspecto que cuidadosamente se coloca sobre o arroz doce. Comam e chorem por mais.


PS. 1. Em tempos li uma receita algures num livro, que já não sei precisar qual e que era basicamente a que aqui vos deixo. Não faço a mínima ideia se as quantidades e os ingredientes seriam os que apresento, mas com estas e com estes saiu bem. Depois digam se gostaram. 2. Mais um pontapé na dieta. Mas como só tinha abusado na 5ª feira da semana passada, um dia por semana é meu!

Sem comentários: