quarta-feira, maio 28, 2008


1188. Vou ali gastar dinheiro em betão e já volto

Andava eu muito contentinho da vida a ler blogs quando de repente, a propósito de um post da Catarina (nem sei se vem a propósito, pronto) que falava em auto-estradas, me lembrei da Noruega (aqui sim a propósito dada a actual visita Real). Tinha lido em tempos um qualquer parlapié sobre a rede de auto-estradas na Europa e vai daí comecei a pesquisar e vi isto:

A Noruega segundo o Fundo Monetário Internacional, com dados da World Economics Outlook Database é o 4º país mundial em PIB. Portugal o 39º. Confime aqui.
A Noruega segundo o Human Development Index da ONU é o segundo país em desenvolvimento das capacidades humanas. Portugal o 29º. Dados de 2005 publicados em 2007 pela ONU, que podem ser conferidos aqui.
Na Noruega há 173kms de auto-estradas e em Portugal 2002Kms. Estes dados pecam por alguma desactualização pois são de 2002 e desde essa data até agora em Portugal já foram adicionados muitos mais kms. Pode ler por exemplo o artigo de 02-04-2008 de Paulo Ferreira no JN a propósito da densidade de auto-estradas na região de Lisboa.
Já agora resta dizer que a Noruega é, em área, mais de 4 vezes maior que Portugal.

Há uns que dizem que acreditam na justiça divina, mas aqueles que andaram e andam a gastar o nosso dinheirinho em betão em vez de Saúde, Educação e Pão devem de certeza passar a vida a rezar. Não vá o Diabo tecê-las.

Sem comentários: