sexta-feira, janeiro 30, 2009

1354. Freeport com dicionário

Muito se tem falado no caso Freeport. Não sei se “campanha negra” ou não, como o nosso Primeiro a apelidou ontem, resolvi fazer uma sondagem por e-mail, também por telefone e ainda via SMS a muitos dos meus conhecidos e amigos. Só em SMS e percorrendo toda a minha lista telefónica no telemóvel gastei cerca de 10,00 Euros o que dava para comer uma bela pescada cozida com brócolos. Mas adiante porque o que interessa mesmo é o resultado do inquérito. E a pergunta? Estão todos já a perguntar, passe a redundância. Pois eu perguntei assim mesmo, puro e duro, nu e cru: Achas que o nosso Sócras ou alguém da sua família ou partido seria capaz de receber umas coroas valentes para viabilizar o Freeport? Meus amigos, eu bem sei que isto é uma pergunta ofensiva mas podiam ter sido mais concisos nas respostas. Ora bem, dizem os cardápios que é preciso dizer qual o universo, a margem de erro e tal essas coisas. Pois então tomem lá: 736 pessoas indagadas, umas adultas, outras nem tanto, margem de erro sei lá porque não sou formado em estatística e desvio-padrão à maneira para se poder marcar golo.
23% Acham que o Benfica ainda pode ser campeão (só?, e os 6 milhões de benfiquistas?);
12% Dizem que isto de nevar só nas terras altas do Norte e Centro não tem piada nenhuma (invejosos, é o que são);
1% Mandaram-me apanhar no cu (desculpem a ousadia, mas foi mesmo assim);
3,5% Perguntaram quem era o Sócras (cambada de ignorantes);
2,5% Perguntaram o que era uma família (cambada de desestruturados);
0% Perguntaram o que era um partido (pressuponho que tenham os dois);
17% Sonham que um dia ainda lhes vai sair o euromilhões (há malta que já nasceu flipada);
8% Apostam que o caso Casa Pia vai ficar em águas de bacalhau (eu até pensei que fossem mais a pensar isso);
3% Gostariam de ser deputados (também eu, que me preciso de reformar cedo)
30% Não sabem/não respondem (vejam lá não vão gastar 10 cêntimos em SMS, seus semíticos).

Conclusão: eu acho que se deveria arquivar o caso Freeport por insuficiência de interesse.

PS. Tenho muitas leitoras e muitos leitores brasileiros não só atendendo às estatísticas do Sitemeter, mas também aos comentários deixados. Assim deveria em cada post deixar um dicionário português (Portugal) – português (Brasil), quanto mais não fosse para mostrar aos senhores do Acordo Ortográfico que não resolveram coisa nenhuma. Já agora, neste caso teremos:
Sondagem – Pesquisa
Inquérito – Enquete
Telemóvel – Celular
Sócras – Sócrates
Sócrates – Primeiro-ministro de Portugal
Primeiro-ministro – Bem feito, vocês não têm disso
Freeport – Corrupção
Corrupção – Bem feito, vocês não têm disso
Golo – Gol
Eusébio – Pelé
Apanhar no cu – Tomar no cu
Euromilhões – Qualquer coisa parecida com a Megasena
Reformar – Aposentar
Brasileiro – Irmão, graças a Deus

Sem comentários: