sexta-feira, fevereiro 13, 2004

Descobri Aviz

Eu antes de escrever qualquer coisa, ou botar opinião, gosto muito de me documentar. No blog da minha afilhada, que é ruiva mas muito organizadinha, encontrei uma lista de links que ela classificou de ILUSTRES. Ora eu, que até nem sou das pessoas mais organizadas que eu conheço, comecei a ler a lista alfabeticamente e encontrei o link a um blog chamado Aviz. Vai daí, antes de o consultar fui-me tentar documentar um pouco. Abri o meu Google, fiz um tal de search por Aviz e consegui:

1. Aceder a um site de um tal AVIz – Atomist Simulation Vizualization software; Bom, pensei eu, este não deve ter nada a ver com o outro…e saí.
2. Encontrar uma Residencial – Aviz / Porto; Putz. Está tudo em inglês. Se calhar não acolhem turistas portugueses… e saí.
3. Ler umas coisitas sobre Aviz, vila portuguesa no distrito de Portalegre. Li em inglês mas não faz mal. Se eu quiser ler em português daqui a pouco pego na enciclopédia… e saí.
4. Saber que em inglês João é John. “Jonh who was master of the order of Aviz”. Ora aqui está como aprender um pouco da história de Portugal. Desde que se saiba inglês, é claro… e saí
5. Entreter-me com linhagens. Dynastie d’Aviz e Aviz Pedigree, foram outros dois sites que encontrei. Municiei-me de um dicionário Francês-Português e de outro Inglês-Português e lá estive eu agarrado à página. Chateado de tanto andar para trás e para à frente a caminho dos dicionários… saí.
6. Ficar baralhado. Encontrei dois sites (que deveriam ser sobre o tema da dinastia de Aviz, mas aqui é que a porca torceu o rabo), um era em russo - Авизская династия (Aviz) - династия королей Португалии (1385-1580) e o outro era em polaco: Aviz, Avis, dynastia portugalska założona przez Jana I Wielkiego, wielkiego mistrza zakonu Aviz, panująca w Portugalii 1385-1580. Za jej panowania Portugalia rozpoczęła wielką ekspansję oceaniczną i kolonialną. Vai daí … saí (Ah já me esquecia de vos contar – é que em polaco João é Jana)
7. Ficar a saber que existe um Archbishop em Brasília com o nome de João Braz de Aviz… e também saí.


Documentadinho que estava, resolvi entrar no blog chamado Aviz. Pois é meus caros, não sei quem é o Aviz, mas desconfio. Gosto do posted by f. Mas que agora vou passar a lê-lo com assiduidade, eu vou. O f que coloca os posts escreve bem de mais para se perder.

PS. Eu até nem sou de colocar pêésses, mas este é só para dizer que gosto muito da palavra Documentadinho.

Sem comentários: