quinta-feira, outubro 12, 2006

1049. O prometido é devido

Ontem contei-vos que já resolvi (temporariamente) o problema do Word. Hoje vou explicar-vos o que me foi solicitado para que o spy (ou seria vírus?) fosse aniquilado. Entre aspas a tradução dos textos originais, de uma forma resumida para não maçar muito os seguidores deste mistério.

Depois de ter entrado na chamada “reparação de processadores de texto contra vírus de alteração de código” foi-me colocado um problema, o tal que me deu alguma água pela barba, e que se enunciava assim:

“Deverá entrar com uma chave de codificação, constituída por nove mensagens de 4 bits (0 e 1). As mensagens são as seguintes:
0000, 0011, 0100, 0110, 0111, 1011, 1100, 1101 e 1110.
Estas mensagens serão enviadas a 9 servidores diferentes de tal forma que o primeiro lerá uma mensagem de 4 bits, o segundo lerá a mensagem, também de 4 bits a partir do terceiro bit e assim sucessivamente. Apenas o nono computador terá a faculdade de lhe enviar o download de reparação, e a chave só será validada se cada um dos oito computadores antecedentes conseguir ler, pela regra enunciada, um mensagem que reconheça. Faça-o entrando com a chave na janela ao lado que como é fácil de notar contém apenas 14 posições”.


Nesta fase cocei a cabeça. Não sabia se estava a entender bem a questão, mas ‘eles’ foram simpáticos a dar-me um exemplo.

“Preste atenção ao exemplo. Se você tivesse que enviar apenas 2 códigos, tais como 1011 e 0110, com as regras expostas poderia fazê-lo enviando 011011”.

E foi assim, colocando a chave … bom é melhor não dizer qual e dar-vos a oportunidade de descobrirem por vós próprios. Se nada de estranho acontecer de novo, ficarei por aqui. Caso contrário voltarei, com todo o prazer (mórbido) contar-vos o que me vai acontecendo a este computador.

Sem comentários: