quarta-feira, outubro 25, 2006

1056. - Atchimmmmmm...
- Saúde!


O semanário Expresso trazia esta semana uma reportagem sobre o acesso ao Centro de Saúde de Oeiras. Via-se a formação de uma fila, a partir das 5h20 da manhã para se conseguir acesso a uma consulta. Na análise que fiz das fotografias, quer a olho nu, quer por ampliação, não consegui descortinar nenhum Ministro nem Secretário de Estado na referida fila. Eu, que sou muito mau a tirar conclusões, apenas consegui deduzir que:

- Os nossos governantes não estão inscritos no Centro de Saúde de Oeiras;
- No dia da reportagem, estavam todos a gozar de perfeita saúde e apenas por isso não estavam na fila para o médico;
- Nenhum dos nossos governantes, por mera coincidência, faz parte dos 700 mil portugueses que não têm médico de família;

Admito a precipitação nas conclusões. Não admito é o estado a que o Serviço Nacional de Saúde chegou. Se calhar, à semelhança do Ministério da Economia em relação aos custos da electricidade, também para o Ministro da Saúde a culpa é dos utentes.

PS. Sobre a saúde em Portugal, todos temos algo para dizer. Infelizmente, colaboramos também com o lascismo e a incompetência e por isso nos calamos em muitas situações. Damos benefícios da dúvida onde ela já não existe e concedemos estados de graça ad eternus. Alguém consegue explicar porque é que nos governos de Guterres e de Durão as listas de espera para actos cirúrgicos e consultas da especialidade estiveram sempre na ordem do dia e no governo Sócrates há um silêncio ensurdecedor sobre o tema?

Sem comentários: