quinta-feira, outubro 23, 2008



1260. Café ou vibrador essa é a questão

No outro dia estava eu a conversar com uma amiga no Messenger quando ela me disse “espera vou tomar um café”. Regressou pouquíssimo tempo depois com a frase “a seguir ao vibrador, o Nespresso foi a melhor invenção que houve até agora”. Não me posso pôr completamente no lugar dela mas tenho um feeling de que ela tem razão. No entanto, aqui, neste post, não será abordada a problemática do vibrador.

Há alguns anos atrás a Sony inventou e lançou no mercado o sistema de gravação e reprodução de fitas magnéticas denominado Beta. Dizem ainda hoje os profissionais da imagem que foi o melhor sistema alguma vez lançado (falando em tecnologia analógica). Já o VHS tinha conquistado o mercado doméstico e o Beta continuava a ser o sistema dos profissionais. Mas era aqui que residia o busílis da questão. O mercado profissional era uma gota de água num oceano de consumo e por isso em termos comerciais o Beta foi um fiasco. Outros exemplos poderia dar mas penso que é o suficiente para se entender o próximo parágrafo.

Lembrei-me disto agora quando me foi oferecido, num grande espaço comercial, a provar o Dolce Gusto. Dolce Gusto é uma marca comercial de um outro branch da Nestlé, o Nescafé. É um produto diferente do Nespresso (aliás são vários tipos de produto) que utilizam máquinas e cápsulas também diferentes das que utiliza a Nespresso. Mais à frente, noutro expositor encontravam-se as cápsulas da Delta Q e a respectiva máquina. Diferentes também das anteriores. Tenho a certeza (falaremos daqui a uns bons pares de meses talvez até alguns, poucos, anos), que alguns destes produtos vão cair no esquecimento dos consumidores pois não serão mais do que flops comerciais. Ou estandardizam as cápsulas para que uma única máquina as possa processar, deixando ao paladar e ao bolso do consumidor a escolha pelo produto ou uma, com certeza a mais simples e barata, canibalizará as outras. É que não há pachorra (nem dinheiro) para ter três, por enquanto, máquinas diferentes de café na cozinha. Ainda se fossem vibradores qualquer gavetinha os acolheria.

PS. Perguntam agora vocês, amigas leitoras e amigos leitores do PreDatado como é que um génio como este anda para aqui a escrever blogs. Eu, com toda a modéstia que me caracteriza, pergunto o mesmo.

Sem comentários: