segunda-feira, abril 26, 2010

1528. E você, continua a escrever?

Ele diz que é perito naval e eu acho que é. Pelo menos essa é a sua profissão e, segundo consta, exerce-a bem. Mas quando o conheci não foi medindo calados e calculando deslocamentos, aplicando aqui e ali o princípio de Arquimedes, mas apenas como amigo de um amigo meu. Não tivemos o tempo suficiente para nos conhecermos bem, mas deu para entender o personagem, o humanista, até o artista de muita artes que ali se me apresentava e, também o homem solidário que acorreu em nosso auxílio à primeira dificuldade. Mas quando ainda não se conhecem bem as pessoas atentam-se aos pormenores. E um desses foi um profundo conhecimento de um país que ele desconhecia e que, curiosamente, era (é) o seu. Um português que não conhecia Portugal mas que sabia muito da sua história. Para o Alexandrino, lá por terras de Vera Cruz o meu abraço consubstanciado numas quadras suas que descobri aqui nos meus arquivos.

(porque Eh!Poh!peia é um texto longo, apenas umas quadras tiradas ao acaso)

“. . .

Trocavam-se coisas boas

Como um paninho de chita

Pelas de nenhum valor:

Ouro, ferro, dolomita.

E coisas melhores chegavam

Numa permuta constante,

O espelho da vaidade

Pelo marfim do elefante.

Vinha vinho abençoado

Vinha azeite, que escaldante,

Temperava a nova comida

Trocado por diamante.

. . .”

Espero que o Alexandrino, um português de Angola que vive no Brasil continue a escrever. Ainda hoje, me parto a rir quando leio a resenha histórica da descoberta do Brasil que ele me ofertou. Agora é mais fácil. Ele tem o meu e-mail pode me escrever sempre. Saravah!

Sem comentários: