sexta-feira, novembro 14, 2008


1291. Bom fim de semana


Trilhos


I.

Já se passaram tantos anos e luares, já fui magro e anafei, e alguns brancos já povoaram as nossas cabeças. Já murcharam cravos em espingardas.

Já se passaram tantos governos e tantos chefes, tantos presidentes da América e já morreu Mao. E nem do Muro os escombros restam que em Berlim cobriram tumbas de velhas vítimas.

Já se passaram muitas guerras, do Vietnam ao Iraque, da Palestina a Angola e na Bolívia golpes. Caíram ditadores no Brasil e na Argentina. Já se foi a enterrar Pinochet.

Já se passaram de moda os discos de vinil e também a TV a preto e branco com tons de cinzento. Tudo é apenas história. A mini-saia já passou por aqui. O velho Siera, que só tocava em AM, lembras-te?, jaz em caixa de cartão roída de traças.

Já se passaram os tempos que escutávamos os Beatles, mas o John já morreu. O George também. O Elvis é história em registo e de James Dean nem nos lembramos mais.

Já se passaram dias de angústia pelos massacres em Timor, pelos terramotos na Turquia, pelas mães da praça de Maio, pela chuva sangrenta em Santiago.

Já se passaram horas de júbilo pelo nascimento da Ana e do Pedro, e o primeiro triciclo, e a primeira barbie, e o primeiro dia da primeira escola. E há brilho nos teus olhos.

II.

Já se passaram horas de júbilo,
Já se passaram dias de angústia,
Já se passaram os tempos que escutávamos os Beatles,
Já se passaram de moda os discos de vinil,
Já se passaram muitas guerras,
Já se passaram tantos governos,
Já se passaram tantos anos e tantos luares.

III.

Mas não passará este, por ti, amor ardente.



PreDatado©2008

Foto de Bruno Mercier

Sem comentários: