quarta-feira, novembro 12, 2008



1289. Quem nunca teve um Hipolito que ponha o dedo no ar


O nosso amigo blogger The Old Man recorda-nos extractos da vida e da coisa pública em 1984, num dos seus já habituais excelentes posts, através da leitura de um jornal de época que embrulhava um velho fogareiro Hipolito.

Quem tem de “cota” a implacável propriedade, isto é, quem já deixou os cinquenta para trás, tal qual este vosso escriba, poderá lembrar-se de 1984 e até de outros anos, mas não poderá esquecer-se dos fogareiros Hipolito.

Claro está que nem todos cozinhavam a gás, mas para aqueles a quem embirrantemente a botija se acabava no Sábado à noite ou antes do almoço de Domingo (qual área de serviço qual quê?) não tinha outro remédio que sacar do providencial Hipolito e da garrafa de petróleo (que ninguém se lembrava ou sabia chamar querosene) colorido a cor-de-rosa e que também se usava nos candeeiros, e atear o álcool (azul) desnaturado até aquecer o espalhador e, pronto, ali estava o velho fogareiro a trabalhar. Agora era só dar à bomba para não deixar morrer a chama. Ah é verdade e se os bicos entupissem usava-se o espevitador. E acho que ainda havia umas chaves de bicos. As coisas de que eu me lembro.

Mas uma das mais, literalmente, brilhantes memórias do Hipolito está também associada à celarine (ou solarine? deve ser solarine para dar a cor do sol, eheheh) Coração, aquele produto rosa leitoso que saía dos frasquinhos verde-dourados com um grande coração vermelho atravessado por uma seta de cupido. Era este produto que deixava o Hipolito a brilhar que nem um espelho e a reflectir o tacho no seu bojo.

Hoje, ao contrário do TOM, não sei onde pára o nosso velho Hipolito. Se estiver embrulhado num, também já finado, Diário de Lisboa ou Diário Popular já deve ter lido as notícias todas. Há muitos anos que não o vejo.

PS. Luxos de hoje em dia. Se fosse agora mandava vir a pequena do gás pluma e quiçá ela própria se ofereceria para aquecer o almoço.









Foto de topo obtida aqui.
Fotos do fogareiro Hipolito
neste blog.

1 comentário:

Anónimo disse...

Desculpe mas talvez tenha interesse neste Fogareiro Popular
https://leilao.catawiki.pt/kavels/10794975-very-rare-petrol-stove-fogareiro-popular-hipolito?previous=favorites&target_ab_goal=user_bid_page_bid_on_lot