sábado, maio 01, 2004


Lunch Time Blog

O tamboril é definitivamente um dos peixes mais feios que eu conheço. Mas é também um dos mais apreciados. Quando não há dinheiro para lagosta, come-se tamboril. Não vou aqui descrever a morfologia do peixe, nem o seu habitat e quase me recusaria a escrever o seu nome científico não fosse eu gostar tanto dele(s). Lophius piscatorius e Lophius budegassa, são as duas espécies à venda em Portugal. Quando a minha mulher foi cozinhar hoje, já o tinha “esfolado” e cortado aos pedaços. Fiquei sem saber qual das duas espécies comi. Ai, que raiva! Nem um Lunch Time Blog sabe tão bem assim. Mas paciência…A receita? Bom fiquem-se com os ingredientes do arrozinho de tamboril com gambas. A receita teria de a pedir à minha mulher. Ela não está aqui por perto, mas confesso que ela faz um arroz de tamboril maravilhoso. Tamboril, arroz, tomate maduro, cebola picada, louro, pimento coentros, vinho branco, sal q.b., piri-piri q.b. e gambas é claro. Dizem que é para acompanhar com um branco fresco. Eu acompanhei. De vinhos brancos estamos falados.

PS. O Schubert gostou!

Sem comentários: