terça-feira, abril 27, 2004

Lunch Time Blog

Tive um colega de trabalho, numa das empresas por onde passei, que acompanhava as suas refeições com arroz. Todas. Lembro-me de ele, à minha frente na fila do self-service, pedir sardinhas assadas, sem batata, sem salada, só com arroz. Outros hão, como o meu cunhado, que quem lhes tira as batatas fritas, estraga-lhes a refeição. Estou à espera do dia em que nos sentemos à mesa para comer um bacalhau com todos e ele queira substituir, a batata, as hortaliças, a cenoura, o ovo, por batatas fritas. Eu para acompanhamento, sinceramente gosto de variar. E gosto de fazê-lo consoante a refeição. As saladas são as minhas preferidas. Mistas ou individualizadas, tanto faz. Uma bela salada de alface picadinha com as favas e entrecosto. Uma salada de pimentos com as sardinhas. Uma salada de tomate, quando como um churrasco seja de que carnes for. Uma salada completa de tomate, alface, cebola, milho, aipo e palmito, um pouco de queijo de cabra. Não como acompanhamento, mas ela de per si a servir de refeição. Depois vêm as frutas. Qualquer que seja a refeição eu sou capaz de a acompanhar com fruta, sendo que, com a bela picanha na pedra, nunca dispenso. Os espargos são outras das minhas preferências. Um pouco de manteiga derretida, pego no espargo com a mão, já sei, vão dizer, que horror, mas é mesmo assim que faço, e vou molhando as pontinhas e acompanhando o prato. As castanhas e o seu puré. Qualquer puré, batata, castanha, maçã, me delicia como acompanhamento. Não dispenso um arroz de “cascas” como eu costumo dizer, cá em casa, em private, para acompanhar peixe frito. Entenda-se como “cascas”, os mariscos bivalves, seja amêijoa, seja conquilha mas, fundamentalmente lingueirão.
Hoje o acompanhamento foi à viola e à guitarra. Camané cantava o fado. No gira-discos.

PS. O Schubert gosta de estar acompanhado quando come. De quando em vez, levanta o focinhito do prato e olha em redor. Se vê alguém, diz umas palavras em dialecto gatês, mostrando a sua satisfação e continua. Gosta também de ser acompanhado com uma carícia no lombo.

Sem comentários: