sexta-feira, março 30, 2007

1096. Qual o melhor adjectivo?

Manuel Pinho disse hoje no parlamento ao deputado do PSD, Mendes Bota que dizer que se quis mudar o nome do Algarve era uma palermice.
Mendes Bota indignou-se e não admitiu que o ministro lhe chamasse palerma.
O presidente da mesa da comissão pediu ao ministro que alterasse a adjectivação.
Então o ministro disse que, dizer que o Governo quer alterar o nome de Algarve para Allgarve é uma mentira.
Mendes Bota calou-se.

A gente já ouvia por aí, pelas mesas dos cafés e no talho lá da rua, dizer que os políticos eram mentirosos. Não queiram agora também achar que eles sejam palermas.

sábado, março 24, 2007


1095. Só se foi por isto
Um dia, nos idos de 2006, a propósito de um Sorrisinho© de solidariedade que comprei, escrevi assim:

“…Essa bonequinha tinha uma etiqueta, com as recomendações obrigatórias para crianças e a origem do produto: Made in China. Tendo em conta que a PORTA ABERTA acolhe crianças vítimas de maus tratos, não teria sido de bom tom, advertir o comprador do Sorrisinho de que o mesmo não tinha sido fabricado com recurso a trabalho infantil ou semi-escravo? Ou será que foi?”

Entretanto o meu blog está interdito na China. Descobri isso neste site greatfirewallofchina.org e fiquei muito preocupado. Não pela censura na China, é claro, que disso outros mais sábios do que eu já se preocuparam antes de mim, mas sim pelo potencial de divulgação aqui do PreDatado, agora deitado às urtigas. E eu, que já me imaginava a ser visitado por milhares de milhões de chineses a deliciarem-se com este excelente blog, vou ter de despedir o meu dedicado assessor / tradutor de Mandarim. E qualquer dia só me resta mesmo fechar a empresa PreDatado, Lda e deslocá-la, sei lá, para a China. Mas isso não é nada original. Outros mais sábios do que eu já o fizeram antes de mim.

sexta-feira, março 23, 2007

1094. Influências

Eu não sei se é a isto que juridicamente se chama tráfico de influências, quem souber que me ajude. Mas que S. Valentim ainda é um daqueles santos que tem muita influência no coração dos audiovisuais isso tem. Qual 14 de Fevereiro, qual quê. S. Valentim é quando um major quiser. O homem, aliás o Santo, disse ao Expresso (obviamente off the record), que queria ser julgado na televisão. Dona Judite, não, não é a PJ, é mesmo uma senhora chamada Judite, não sabemos porque raio de influências fez logo o primeiro servicinho. A primeira sessão do julgamento foi na sua televisão. Aliás na nossa, porque para a RTP eu também contribuo. Ai não que não que não contribuo. Viva o serviço público. Viva S. Valentim. Viva a bagunça nacional! Viva!
1093. Quem dá e quem tira vai para o inferno (ah é verdade, eles são ateus…)

Eu, cá para mim, o nosso primeiro, quando era pequenino, deve ter levado cá um chapadão de algum funcionário público que jurou “quando eu for grande e for primeiro-ministro vou-me vingar destes gajos todos, olá se vou”. E vai daí, ainda ele leva pouco mais de 2 anos de governo e ainda não parou de se vingar. Agora, desta vez é o número de dias de férias. E tal e coiso que não é justo, e coiso e tal que tem de haver convergência com o privado e tal e mais tal e mais coiso. E é assim, com uma aura de justiceiro que vem atirando areia para os olhos da populaça. O que este senhor e os seus ministros escondem ou não querem que se relembre é que os dias de férias “a mais” foram ofertados pelos governos em contrapartida dos não-aumentos salariais devidos. A bem do País e do deficit, aliás a única coisa que realmente parece interessar ao Senhor José Sócrates Ferreira Leite.


PS. Juro por minha honra que não sou, nem nunca fui funcionário público. Tenho dito.

quarta-feira, março 14, 2007

1092. Ajudem-me…

a descobrir uma semana em que não feche uma empresa em Portugal. Ajudem-me a descobrir quais as medidas que o Governo tem tomado para parar este ritmo.

domingo, março 04, 2007


1091. O gajo é teimoso.

Foram 34 anos na teia. De vez em quando tentava dar uns abanões mas a malha não quebrava. Desde o passado dia 25 de Janeiro que o Pre não pega num cigarro. E não sente vontade de recomeçar. Só não sabe o que fazer quando se levanta, quando acaba de comer, nos intervalos das refeições, ao volante, quando sai de uma loja, quando sai do elevador, quando se senta ao computador, quando pega num jornal, quando lê um livro, quando espera pela srª Pre, quando...
Mas desta vez vai vencer. Querem apostar?

PS. Nem comentem porque ainda estou com a neura.

foto: Jmim roubada daqui.

sábado, março 03, 2007



1090. Uns a cinquenta por cento, outros a 103.

Esta semana o Glorioso Sport Lisboa e Benfica fez 103 anos. Este mês, eu fiz precisamente 51 anos e meio. Cinquenta por cento. Não sei se chegarei a emblema de ouro, só o serei se fizer 50 anos de sócio. Esta semana fui receber o meu emblema de prata. Cinquenta por cento. Tenho dois filhos, um benfiquista e outro, neste caso outra, de um outro clube. Cinquenta por cento. Mas só quem não falhava à boca da baliza era o Eusébio.

Tu, Manuel Galrinho Bento, nunca estiveste a cinquenta por cento. Paz á tua alma. Viva o Benfica!

sexta-feira, março 02, 2007

1089. Os ricos também se aplaudem.

Hoje, à porta do local onde se realiza a AG da PT, formou-se uma manifestação de trabalhadores. À entrada, Henrique Granadeiro e Joe Berardo, entre outros capitalistas, foram fortemente aplaudidos pelos trabalhadores da PT. Ao que isto chegou.