terça-feira, janeiro 10, 2012

1600. Cruzadas



À primeira vista são duas cadeiras uma mesa e um cinzeiro. Junto à porta, o que parece ser uma lanterna é um pequeno aquecedor a gás. Sobre as cadeiras, a forrarem-nas peles sintéticas. Sobre as peles dois cobertores de lã. Uma esplanada (das várias que vi) em Berna, Suiça. Foi no mês de fevereiro do ano passado, estava frio, as fontes estavam geladas e os ursos ainda em hibernação, mas os clientes fumadores deste café que quisessem fumar poderiam fazê-lo no exterior com todo o conforto. Lá dentro, os que não fumam têm o seu espaço. Aqui está-se em vias de aprovação uma lei que proíba que se fume nas imediações dos cafés e restaurantes. O país, ou está a ficar louco ou os governantes criam fait-divers atrás de fait-divers para nos desviarem a atenção da forma desastrosa e impiedosa como que nos estão a afundar. Eu estou a cair na esparrela e a dar importância a todos estes loucos. Deve ser para compensar não ter perdido tempo com a casa dos segredos.

PS. Declaração de interesses. Fui fumador durante 34 anos e deixei de fumar há 5. Sou tudo menos um radical contra os fumadores e não alinharei em cruzadas, antes as denunciando enquanto mo deixarem fazer.

3 comentários:

Teté disse...

Claro que os atuais governantes querem criar distrações para o pessoal andar preocupado com assuntos que não se relacionem com as suas medidas cada vez mais cretinas!

De qualquer forma, ainda no domingo passado vi várias esplanadas onde já começam a existir essas mantinhas... :)

Apesar disso e mesmo sendo fumadora, com o frio que está as esplanadas não me convencem muito! Prefiro esperar e fumar um cigarrinho depois, sossegadinha em casa! :D

Beijocas!

Canto da Boca disse...

Aliado ao fato de que, sendo o cigarro prejudicial à saúde, e ainda o tempo frio, os fumantes adoecerão mais, os hospitais se encherão mais, ficará oneroso para a previdencia, para o estado, é cada providência estapafúrdia que tomam...

Fatyly disse...

Uma palermice que não terá pernas para andar. Ainda sou fumadora mas nunca fumei em restaurantes ou cafés e nas esplanadas tenho sempre o cuidado de ver se não incomodo e principalmente se há crianças e com a presença destas não fumo mesmo.