quinta-feira, junho 19, 2008




1209. Já devolvi a balança

Primeiro havia 79 kgs por cima de 1m63. Exagero conseguido a partir do momento em que substitui cigarros por doces e outras coisas que tais. Depois foram 3 meses controlados. Zero de álcool, doces só nas vitrinas das pastelarias, carne de porco era uma mera recordação, aos queijos de Azeitão, Serpa e Serra da Estrela limitava-me a cheirá-los. Dos enchidos apenas o presunto me dei como permitido, ainda hoje não me lembro mais do sabor do feijão ou do grão e até das ervilhas, não houve mais pão nem batatas para ninguém, fiz negaças controladas e graduais à fruta, deixei de misturar legumes, tomei uns chás diuréticos para melhor regar as couves do vizinho, quer dizer, mais vezes, não havia frango, peru, pato, coelho, borrego, vitela, carapau, sardinha, pargo, pescada, goraz, salmão, linguado, cavala, raia, safio que me fosse proibido mas sempre acompanhado de uma alface ou uma endívia ou uns, poucos, agriões ou cogumelos ou grelos ou espinafres, mas apenas de uma espécie por refeição, leite só magro, iogurte só magro e apenas 4 por semana, queijo fresco também comia, com moderação e de repente, podia renovar o meu guarda roupa que é como quem diz, ir ao roupeiro pôr de novo á minha disposição as camisas cujo botão do colarinho não sabia o que era entrar em casa havia muito, os fatos que estavam no saco para levar à costureira já podiam ser vestidos de novo e essas coisas todas que se fazem quando a estampa o permite. Para dizer a verdade nesses 3 meses de regras apertadas deitei fora 12 quilitos o que parecia ter constituído uma grande vitória.

Depois veio Dezembro e os preparativos natalícios e as filhós e as azevias a rirem-se para mim e a renovação da garrafeira que isto de não ter nem um vinho do Porto para as visitas parecia mal e os cheiros do forno e as broas castelar e aquele bolo rei cheio de frutos cristalizados (eu não sou dos que põe de lado) e as passas de uva e os pinhões e aquele moscatel de Setúbal e então o natal e depois a passagem de ano e depois a Páscoa e mais não sei quantos aniversários e festas de fins de semanas e o regresso aos restaurantes e…

A semana passada, com algum esforço para subir a escadaria da loja em cima dos meus actuais 75 Kgs, fui devolver a balança à loja. Um dia destes levo com um enfarte em cima mas vou de barriguinha cheia.


PS. Para as minhas leitoras e os meus leitores mais antigos, parece que começo a ficar em condições de regressar ao velho Lunch Time Blog.

Sem comentários: