domingo, novembro 27, 2011

1596. Fado


Fátima, fados e futebol é o que mais tenho lido nos blogs desde que há poucas horas foi anunciado Fado como Património Imaterial da Humanidade (seja lá o que isso for). Bem sei que os governos se aproveitam de factos colaterais para nos desviar a atenção do fundamental, mas acho que não é por aí, pelo aproveitamento dos blogs de esquerda desta nomeação do fado que se faz a luta política, alguns mesmo invocando a satisfação que Salazar deve estar a ter no túmulo neste dia de hoje. Não sou dos que viraram ou vão virar abstémios só porque Salazar considerava que beber vinho era dar de comer a um milhão de portugueses, nem a coca-cola faz ou vai fazer parte da minha dieta só porque Salazar a proibia. Sou católico, devoto de Fátima, benfiquista até mais não e um grande amante de fado, frequentando casas de fado, comprando discos e privilegiando as rádios que o passam. Isso nunca me impediu de ser um combatente anti-fascista, de ser militante de esquerda, de lutar pelos direitos de quem trabalha, de lutar pela liberdade. Como diria o poeta, meu caros bloguistas (que hoje são até mais de esquerda, apesar de terem apoiado a assinatura do MoU com a troika), não, não vou por aí.

4 comentários:

Teté disse...

Bom, não sou católica, de modo que Fátima não me diz nada de especial. Benfiquista também sou, mas nem ligo muito ao futebol. E de fado, só mesmo no ambiente típico das noites castiças em locais tradicionais o consigo apreciar.

Dito isto, não tendo de todo fascínio especial pelos 3 F com que Salazar calava o povo (quer dizer, se não se calasse assim a PIDE-DGS arranjava maneira de o fazer de outra modo), também acho fundamental que a população não se esqueça do essencial, que é manter a liberdade e a democracia em Portugal, e não deixando que os seus direitos de cidadão e de trabalhador sejam atropelados ou esquecidos por qualquer troika ou governante mais ansioso de "mostrar serviço" ao poder económico! :)

O que obviamente também não tem nada a ver com não gostar de vinho tinto (um verdinho, de vez em quando, ainda escorrega) e também beber coca-cola! Mas claro que todos ficamos satisfeitos que o fado tenha esta projeção a nível mundial, sempre nos dá alguma alegria nestes momentos de insatisfação que se vivem. Isso e o Benfica, está claro! :D

Beijocas!

Anónimo disse...

Viva grande Pré,

Esta agora é que eu não estava à espera, então o meu amigo alem de benfiquista que já por si demonstra uma grande falta de gosto,dira mais, um enorme mau gosto, mas enfim vá lá, ainda posso perceber, coitado voce foi assim educado, parece que tambem o seu pai o é, paciencia..., mas ser um devoto de Fátima???, bolas vai lá vai que até a barraca abana, mas quem sou eu para o criticar.

Já sei isso deve ser porque tens o seu filho treinar a equipa.

Mas já agora te digo, a Dona Fátima dos Leitões na Mealhada, bem... é de comer e chorar por mais.

Grande devoção que eu tenho por ela.

um abraço

Janita disse...

Dos três EFE`s que a maioria dos portugueses é seguidor e idolatra, eu apenas amo de paixão...um!

Qual é...qual é?
Adivinhe lá, Pré!

Uma beijoca!

( ...agora anda de mau-humor? Nem sequer vem aqui falar à genti.)

Vítor Fernandes disse...

@janita, tenho andado a dar voltas e voltas à cabeça e não sei qual o F que gosta mais. Arriscaria Farófias, mas não sei se a canela lhe faz azia... Também poderia ir para Francelos, mas acho a menina mais Cedofeita ou Boavista... Sei lá, Flippers..adivinhei? Ah não a menina não tem cara de joguinhos eletrónicos. Já sei! Fado!!!!! Tudo isto existe...