domingo, setembro 28, 2008





1242. Lunch Time Blog


Levantou-se tarde como era seu costume aos Domingos
- Adivinha, disse enquanto tapava, por detrás, os olhos da mulher.
Ela virou-se lentamente ainda com o maço do almofariz na mão e encostou-lhe os lábios – Bom dia, meu amor.
Ele afagou-lhe o cabelo enquanto fungava lentamente o cheiro dos coentros amassados com alho e um pouco de sal.
- Adoro a tua sopa, destapando o tacho onde uma posta de bacalhau cozia para dar sabor à água. – Queres ajuda?
Ela tinha largado o almofariz e abraçou-o. – Não! Quero-te a ti. As fatias de pão alentejano já estavam cortadas, numa cestinha de verga, à espera da sua hora. Baixou o lume da água do bacalhau.
Ele levantou-a um pouco o suficiente apenas para que os pés dela deixassem de tocar o chão. Nos braços e encostada ao peito levou até à cama. Deixaram-se cair enquanto se beijavam ora terna ora sofregamente. Lá dentro os ovos esperavam para serem escalfados. “Fazer amor com cheiro a coentro”, dito quase em simultâneo. Riram no final.
Enquanto ele fritava os jaquinzinhos ela terminava a sopa. Juntou os ovos à água fervente (que teve de ser acrescentada pois já tinha evaporado pela metade) e deixou-os escalfar apenas uns minutinhos para que ficassem cremosos. No fundo da malga onde já repousavam o pisado de coentro, alho e sal e também o azeite puro de oliveira foram colocadas as fatias de pão e depois ensopadas naquela água com gosto a bacalhau cozido e ovos-creme.
Ela beijou-o de novo. Era o sinal para que ele pegasse na travessa onde, já escorridos, os carapaus loiros e estaladiços esperavam para serem levados para a mesa. Ela levaria a sopa.
Ela serviu-o num prato fundo enquanto ele, vaidoso das suas escolhas perguntava – Que tal este Foral de Évora, DOC, 2005 Branco?
Ela cheirou e retorquiu – adoro o teu vinho.

















fotos daqui e daqui

Sem comentários: