sexta-feira, dezembro 19, 2008

1316. Chuteiras


três crises na ordem do dia, em Portugal. A primeira é a chamada crise financeira, que em Portugal poderia ter o nome de “Os 3 indomáveis patifes” , sendo que três é um eufemismo pois eles, gestores, são muitíssimos mais, mas os bancos bpn, bpp e bcp são três (até ver), os que estão envolvidos nas mais diversas patifarias. Deste assunto não vou falar, ele, e bem, está a ser tratado pelos nosso governantes, com dinheirinho fresco, nosso é claro, para satisfação dos ricos. Se há coisa que sócrates não quer ver irritada são os ricos. Ponto. A segunda é a crise dos partidos, ele é no cds demissões em massa e contestação ao líder que acaba sempre por ganhar (será dos dentes?) qual jardim (o alberto joão, mas também podia ser o gonçalves que parece que continua a sair incólume na embrulhada do bcp), só que este líder é o portas o tal que durante o ano que se avizinha vai sofrer uma inflação bem superior a 2,9% de beijinhos a velhinhas e abraços a feirantes, ele é o psd (vai-se ouvir de novo muitas vezes ppd/psd), que não acerta uma, ou se acerta a gente não atinge, pois se por um lado os deputados são faltistas e, segundo o marco antónio lá do porto, deveriam ser castigados, por outro o tal de santana lopes (também deputado e também faltista), pode, mesmo que a presidente diga que nele nunca votaria, ser indigitado pela presidente para candidato à maior câmara do país, ele é o ps com uma alegre crise entre a esquerda marxista e a esquerda moderna (ohohohoh, isto sou eu a rir à pai natal, pois esquerda moderna, é o quê mesmo?). Deste assunto também não vou falar porque não há cão nem gato nos jornais e na blogosfera (séria, pois então, não é esta blogosfera dos poemas, do humor e até dos contos à roda de sapatos) que não fale nisso. Então, ponto também. E a terceira é a crise do Benfica. Repararam que escrevi Benfica com letra maiúscula? Ah pois. E porquê o Benfica? Tenha acontecido o que tenha na véspera ou em dias antes, venha a acontecer o que vier hoje ou nos próximos dias, o Benfica está sempre na ordem do dia. Hoje, por razões particulares (e em viagem), passei a manhã a ouvir o fórum tsf. O tema era o sorteio da liga dos campeões e da taça uefa. Como é sabido, desde ontem oficialmente e desde há quinze dias na prática, o meu Glorioso estava afastado da uefa. E se eu vos disser que pelo menos, porque não gosto de ser exagerado, 90% dos tipos que telefonaram para o fórum abordaram a “crise do Benfica” , vocês acreditam? Pois deste tema também não vou falar porque o Benfica é grande demais para a minha singela dimensão. Mais um ponto, desta vez final, à minha intervenção sobre os três temas da actualidade? Resta-me o quê? Falar de sapatos, não se estava mesmo a ver? Do bush? Qual bush qual caraças. Se não tiveram pachorra para ler a lenga-lenga acima leiam pelo menos o próximo parágrafo.

Consta que certo craque, de outros tempos, descoberto na rua em peladas de solteiros e casados, terá sido “contratado” por um clube grande de Lisboa. Recusou-se sempre a treinar calçado sendo que, mesmo descalço não havia bynias (estou a falar em bynias dos anos 50, obviamente) que o travassem. Como não podia deixar de ser, rapidamente acabou convocado para um jogo oficial. Equipamento à maneira, lavado e passadinho a ferro, meias novas e… tchan, tchan, tchan, tchan… chuteiras. Oh caraças, chuteiras! Calçou pela primeira vez umas chuteiras (crê-se que calçou algo pela primeira vez). Bota direita no pé esquerdo, bota esquerda no pé direito. Ao lado, um colega, vendo-o naquela triste figura não deixou passar, Ouve lá, oh fulano, tens as chuteiras calçadas ao contrário, Shiuuuu, não digas nada, é só para enganar o guarda-redes!

Pois eu também acho que anda por aí muita gente a enganar guarda-redes. Ai não que não anda.

Foto das chuteiras achada num leilão de um fórum de 2007, pelo que o lance já deve estar desactualizado.
PS. - neste caso post scriptum - I wish you a Merry Christmas (contribuição do Pre para a internacionalização do seu blog).

Sem comentários: